domingo, 21 de novembro de 2010

Adelaide de Castro, de 'Clandestinos': além de sax, piano e violão

Fábio Rossi

Quando chegou ao Rio, com 18 anos, a mineira Adelaide de Castro tinha apenas a mochila nas costas e um saxofone, que pegou emprestado da banda na qual tocava, em Três Corações.

Dois anos depois, a jovem que veio tentar uma vaga na peça "Clandestinos", de João Falcão, estreia na TV no seriado homônimo. E, além de sax, agora toca piano e violão.

- Muita coisa mudou na minha vida. Para começar, agora eu tenho meu próprio sax, que ganhei de presente do pessoal da peça - diz Adelaide, que não tem ideia do que vai acontecer depois da sua participação na série.

A paixão pela música, no entanto, foi uma certeza que veio cedo. Segunda filha de um total de 10 irmãos, Adelaide começou a estudar teoria musical e a ter aulas de sax aos 16. Ela fazia parte de um projeto social que oferecia oficinas de teatro em sua cidade e, assim que surgiram as aulas de música, ela se candidatou a uma vaga.

- Eu via as mulheres tocando saxofone na TV e achava lindo - revela Adriana, que logo passou a integrar uma banda de instrumentos de sopro na cidade e tocou muita marcha fúnebre em enterros.

O piano, que ela "arranhava" em Três Corações, foi aprimorado com a chegada ao Rio.

- O João pediu uma música para a peça e, como sei ler partituras, fui aprendendo a tocar sozinha - diz a atriz, autodidata também no violão.

Hoje, no repertório de Adelaide tem muita MPB e, de vez em quando, ela arrisca um jazz no sax. Tanta musicalidade, a atriz acredita que tenha herdado do pai, o músico e radialista Marcos Rezende.

- Quando era pequena ele colocava som em festas e eu e meu irmão fazíamos animação, vestidos de palhacinhos. A música sempre esteve presente - lembra Adriana que, se não bastasse, agora aprende balé clássico.

- A decisão de vir para o Rio foi tomada só levando em conta o coração. Hoje, olhando para trás, eu penso: que loucura! Mas quando a gente acredita em alguma coisa e tem um foco, as dificuldades ficam pequenas - ensina.


Fonte

Um comentário:

  1. me aceita no msn?? alexsandrofaria@msn.com ... bjs ... dj Alexsandro Silva www.palcomp3.com/djalexsandro

    ResponderExcluir